Brasil Export

Por: Alex Oliveira

O Guia de Comércio Exterior e Investimento – Brasil Export (2014) é um website, lançado em 02/07/2014, que “pretende ser uma ação governamental eficiente e coordenada de divulgação das oportunidades de negócios e investimentos no Brasil e no exterior, diante do aumento da importância da promoção comercial e da atração de investimentos para o dinamismo da economia nacional.”

Com caráter informativo, o website é resultado do trabalho em parceria entre os Ministérios das Relações Exteriores (MRE); do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), iniciado em 2012.

O website da ferramenta explicita que “a nova plataforma reúne acervo consolidado de informações sobre oportunidades de negócio e de investimentos, bem como apresenta, de modo organizado e temático, os principais produtos e serviços disponibilizados pelos órgãos brasileiros dedicados ao tema. (Brasil Export, 2014)

Afirma ainda que “[…] o Guia de Comércio Exterior e Investimento segue a tendência internacional de compartilhamento de produtos e serviços entre diversos órgãos em um único ambiente eletrônico com layout padronizado.” (Brasil Export, 2014)

Com isso, os usuários terão acesso a informações mais otimizadas, sanando suas dúvidas e tendo suas atividades de exportação, importação e investimento facilitadas.

Segundo o TecMundo (2014), com o intuito de fornecer conteúdos específicos, “o portal estará disponível em espanhol, inglês e português, com uma compilação atualizada de dados do governo, visando a promoção das trocas comerciais entre o Brasil e outros países e a captação dos investimentos estrangeiros.”

REFERÊNCIAS

G1. Governo lança portal de comércio para buscar parceiros e investimentos. Disponível em: < http://g1.globo.com/economia/noticia/2014/07/governo-lanca-portal-de-comercio-para-buscar-parceiros-e-investimentos.html >. Acesso em: 03 de jul. 2014.

GUIA DO COMÉRCIO EXTERIOR E INVESTIMENTO – BRASIL EXPORT. Sobre o site. Disponível em: < http://www.brasilexport.gov.br/sobre-o-site >. Acesso em: 03 de jul. 2014.

TECMUNDO. Governo cria o portal BrasilExport para facilitar comércio exterior. Disponível em: < http://www.tecmundo.com.br/governo/58567-governo-cria-portal-brasilexport-facilitar-comercio-exterior.htm >. Acesso em 03 de jul. 2014.

***

Viu algum erro? Gostaria de deixar uma sugestão, crítica ou tirar alguma dúvida sobre esse artigo? Colabore com o autor comentando logo abaixo.

Sobre Alex Oliveira

Graduado em Comércio Exterior e Técnico em Informática.
Esse post foi publicado em Comércio Exterior em Geral e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Brasil Export

  1. maria disse:

    Gostaría de saber se o imposto de importação de productos tais como o aço baixou. Falou-se que era bastante elevado o que levava a algumas empresas a não conseguir entrar no mercado brasileiro. Existe alguma modificação? Obrigada.

    • Alex Oliveira disse:

      Estimada Maria, boa tarde!

      Em primeiro lugar, obrigado por seu comentário.

      Falando especificamente do aço, no mês de julho a CAMEX (Câmera de Comércio Exterior) alterou a alíquota do imposto de importação de 12% para 2% sobre a importação de chapas grossas de aço carbono, laminadas e quentes, por um período de 180 dias (6 meses).

      Algumas pesquisas apontam que do mês de junho/2014 para o mês de julho/2014 houve uma queda de aproximadamente 0,9% sobre o valor do aço importado, variando de acordo com os segmentos.

      Espero ter ajudado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s